quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Desejos e Agradecimentos!


O Post de hoje é apenas para AGRADECER...  a Deus e a cada um de vocês que acompanham meu Blog e me acompanham nesta abençoada vida. Deus tem sido generoso comigo sempre, desde o dia que me concedeu a vida através da minha mãe abençoada, amada e querida. Sua generosidade me faz uma pessoa esperançosa, afetiva, batalhando honesta e amorosamente pelo que acredito e para tornar melhor e mais humano e amoroso esse mundo que anda tão cada dia mais individualista, consumista, hedonista  e desumano. Mas em meus amigos e pessoas como vocês que também considero amigos que seguem meu blog que acompanham meu trabalho anonimamente, que me envio milhares de e-mails que nem sempre dou conta de responder eu só posso dizer de coração: OBRIGADA!


As bênçãos em 2011 foram maravilhosas...


O lançamento do meu primeiro solo (pois tenho um primeiro coletivo) “Educação Sexual e Formação de Professores: Da educação sexual que temos à educação que queremos”, que foi lançado em diversas cidades desse Brasil, com um sucesso além da expectativa, coroando o reconhecimento nacional da minha tese, pois o livro é fruto dela.


A consolidação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade que criei e coordeno, que é avaliado, aprovado e totalmente financiado pelo MEC e pela Capes, que nesse ano promoveu eventos, palestras que triplicou o número de pessoas presentes e interessadas na busca da compreensão da sexualidade humana, as inúmeras produções científicas produzidas. Inúmeras palestras ministradas na minha cidade e por este Brasil lindo de meu Deus.

Minha primeira reunião com meu supervisor do Pós-Doutorado Prof. Dr. Dermeval Saviani, sobre meu Projeto de Pós-Doutorado que será realizado em 2012.
Para fechar o a vida profissional o presente de natal antecipado após um ano em análise: a aprovação oficial do meu novo livro “Desnudando a Sexualidade” a ser lançado em 2012 pela Editora Papirus.

E na vida pessoal inúmeras realizações e alegrias incontáveis... como o nascimento de meu sobrinho Davi Lucas, que para mim simboliza o renascer da vida, a promessa de Deus, de novos tempos...
Os quinze anos completados de minha filha Caroline, com sua festa dos sonhos, marcando a concretização real da minha existência pela existência dela, pois os filhos são de certa forma nossa maneira de eternização e extensão nesse mundo e nossa maior realização.
Então, só tenho mesmo que AGRADECER, se eu tiver o direito de ainda pedir algo minha prece seria apenas para que essas alegrias se mantenham e que eu possa ter sáude, para continuar, lutando, sonhando, desejando, amando, sorrindo, trabalhando, escrevendo, sentindo...
Agradeço a todos os leitores, ouvintes e seguidores do  nosso Blog Educação e Sexualidade e desejo um natal de muito amor, paz, alegria junto às pessoas que verdadeiramente te amam. Hoje só passei aqui pra dizer que o meu desejo maior era que em todos os dias do ano, as pessoas tivessem esse espírito de amor, esperança e paz que se irradia no natal.
Aproveito também reforçar os objetivos deste espaço de socialização de nossos estudos, sentimentos, sonhos e reflexões sobre sexualidade humana, educação e educação sexual. Buscamos uma educação para o amor, pois assim entendemos que conseguiremos alcançar a tão almejada educação afetivo-sexual emancipatória.
Relembrando que nossa intenção é levar ao leitor a compreensão, de que a sexualidade transcende o ato sexual, mostrando sua totalidade, buscando explicitar como se construiu histórica, cultural e socialmente a sexualidade humana, na procura dos indícios de uma possível emancipação e superação da forma como a sexualidade foi e está condicionada a ser vivida na sociedade, engendrando assim, um campo no qual são manifestas as possibilidades de uma vivência consciente, crítica, libertadora da sexualidade. Considerando a importância da escola intervir na construção social de uma "educação sexual outra", mais humana, não-mercadológica, não-quantitativa, pautada na formação do educando, como sujeito histórico e produtor de sua história.
Nosso desejo é de provocar diálogos sobre os preconceitos, tabus, dogmas, sobre a repressão e ou a banalização da sexualidade vivida pelos sujeitos na sociedade capitalista, globalizada, midiática e consumista, buscando refletir criticamente sobre a opressão e ou a exacerbação da sexualidade, perpassando as visões reducionistas impostas pela sociedade.
Acreditamos que seja necessário ainda construirmos uma ponte de equilíbrio para a vivência de uma sexualidade saudável e qualitativa, pois muitas pessoas ainda vivem nos extremos da sexualidade, ou ainda carregam as marcas da sexualidade repressora construindo a imagem de culpabilização do desejo, medo, vergonha, impedindo a vivência natural e plena da sexualidade. Ou as pessoas, vivem uma sexualidade exacerbada, fruto especialmente da visão difundida pela mídia de sexualidade mercantilista, que constrói uma imagem quantitativa, genitalista, meramente instintiva, de liberalidade e banalização.
Nossas reflexões visam contribuir para a construção de experiências prazerosas, qualitativas, significativas e afetivas, bem como, de resistências ativas contra a visão reducionista e banal da sexualidade, acreditando que estas resistências podem emergir na sociedade e nas próprias escolas e universidades, por considerarmos o ambiente educativo um espaço esclarecedor fundamental por oferecer reflexões éticas, estéticas e críticas capazes de possibilitar a humanização das relações, culminando na (re)invenção e (re)construção da forma como as sujeitos (crianças, adolescentes, jovens desenvolvem sua sexualidade, bem como, os adultos a vivenciam. Com o intuito de qualificar a vivência da sexualidade humana.
Ainda estamos diante de uma realidade distante da educação sexual que queremos e  deveríamos vivenciar e ensinar. Lamentavelmente, a educação sexual em nossa sociedade ainda se dá em seus extremos ou focando os aspectos negativos da sexualidade (DSTs, gravidez não planejada, AIDS, etc.). E dentro de um contexto a Educação Sexual se depara a falta de preparo dos docentes e dos pais que acabam contribuindo para uma educação sexual repressora e silenciada, outra banalizada, precocemente estimulada e exacerbada. Porém, história é possibilidade, e sempre haverá pessoas do bem dispostas a mudar esta história e buscar formas de repensar e superar a visão hegemônica através de uma de Educação Sexual Emancipatória que vise atender as reais necessidades sociais e aos anseios dos nossos jovens, para assim conseguirmos atingir a vivência saudável, plena, emancipatória e prazerosa da sexualidade.
Esperamos ainda que, nossos escritos e estudos, mesmo sendo utopias lúcidas, sejam, capazes de fomentar diálogos, reflexões individuais e debates coletivos acerca das relações e saberes construídos sobre a sexualidade humana.
Mais um vez agradecemos a todos que visitam nosso Blog, aqueles que deixam aqui seus comentários e registros, ou mesmo aqueles que nos visitam anonimamente, são vocês que nos motivam a continuar a socializar nossa luta e nossos sonhos!
Convidamos todos que continuarem participando sempre deste espaço de reflexão e de partilha de experiências e lutas que alimentam sonhos de uma vivência plena e significativa da sexualidade... Comentando, divulgando este espaço, narrando, questionando, sugerindo e assim, nos ajudando a produzir práticas diferenciadas na construção da vivência de uma sexualidade livre de repressões, dogmas, preconceitos, mas acima de tudo responsável afetiva e corporalmente, buscando uma vivência emancipatória e prazerosa da sexualidade de nossos sonhos aqui (compartilhados)!
 Natal é um momento de renascer, agradecer, revigorar os sonhos, alimentar a alma, fazer preces, renovar a fé, pensar o bem, renascer pleno de amor e de vida.
Termino com a letra desta música  que creio que representa bem espírito do Natal e a Diversidade e que fica como uma reflexão...
 (Abre o seu coração - Peninha) 
Vê se tira de uma vez toda mágoa do seu coração
Tá na hora de soltar a criança que existe em você
Pega o barco da alegria sem medo e navega
Deixa o teu amor fluir natural
Porque vale a pena, porque a vida é linda
Porque é natal
Você pode se quiser, dividir pra somar com alguém
Um sorriso, uma palavra de amor não machuca ninguém
Hoje pode ser um tempo melhor do que ontem
Basta cada um fazer seu papel e não tem desculpas
Todo mundo pode ser papai noel
Vem me dar de presente o teu perdão
Um abrigo, um abraço, atenção
Um brinquedo, uma luz, abre o coração
Um amigo de fé traz o céu pro chão
Vem se dar sem pensar em receber
Teu carinho no escuro é um clarão
Tem alguém precisando de você
Um feliz natal, vamos dar as mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...